A Biblioteca Escolar SESI-SP é um ambiente essencial para o desenvolvimento educacional, promovendo o gosto pela leitura e incentivando a autonomia dos estudantes na busca de informações, aprofundamento e ampliação de conhecimentos. Ao atuar como um ambiente de aprendizagem contínua, a biblioteca contribui diretamente para a formação integral dos alunos, integrando práticas pedagógicas que enriquecem o processo educativo.
Baseando-se na Lei 12.244, que visa à universalização das bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do país, a Biblioteca Escolar SESI-SP também se alinha aos oito objetivos estabelecidos pela UNESCO/IFLA, que reforçam a importância da biblioteca no ensino e na aprendizagem dos alunos.
Imagens Karim Kahn/SESI-SP
Além de contar com um acervo de aproximadamente 1.400.000 exemplares e assinaturas dos principais periódicos nacionais, as 142 bibliotecas escolares da Rede de Ensino SESI-SP oferecem um ambiente físico flexível, acolhedor e multifuncional. Esses espaços são projetados para atender melhor às necessidades dos estudantes, incentivando o uso contínuo da biblioteca como um centro vital de aprendizado, interação e criatividade na escola. Além disso, cada unidade conta com o conhecimento técnico e apoio de uma pessoa bibliotecária que fortalece o vínculo dos alunos com a leitura, o estudo e a comunidade escolar, promovendo um ambiente onde o conhecimento floresce.
Em 2020, a rede expandiu seus recursos com a criação de uma Biblioteca Virtual, que já ultrapassou 1 milhão de acessos e oferece mais de 1000 vídeos de contação de histórias, dicas de leitura e estudo. Este ambiente virtual também funciona como um repositório institucional, abrigando produções dos alunos, tornando-se um ambiente valioso de informação e inspiração.
A Biblioteca Escolar SESI-SP não apenas apoia o currículo escolar através de parcerias pedagógicas com professores, mas também é responsável por coordenar projetos institucionais de grande relevância, como a SELIBI (Semana do Livro e da Biblioteca), o Flink Sampa - Afrominuto, Influencers de Cultura, entre outros. Esses projetos promovem a cultura, a diversidade e a inclusão, fortalecendo o papel da biblioteca como um ambiente acolhedor e plural, que valoriza as diferenças e a multiculturalidade, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e informada.
Imagens Karim Kahn/SESI-SP