O que está buscando?

Após participar de simulação da ONU nos Estados Unidos, estudante do Sesi Mococa compartilha experiências e incentiva alunos

O próximo passo é proporcionar aos estudantes de escolas públicas e particulares a experiência de representar grandes organizações internacionais em novas simulações

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
14/04/202315:53- atualizado às 16:29 em 12/05/2023

O estudante João Lucas Oliveira Silva, da Escola Sesi Mococa, que participou presencialmente da HMUN (Harvard Model United Nations), simulação da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada em parceria com a Universidade de Harvard, tem compartilhado sua experiência com os alunos dos 9° anos e do Ensino Médio da escola. Com a iniciativa, João Lucas quer incentivar a participação de outros estudantes nas simulações e, inclusive, na edição presencial que deve acontecer em Mococa.

     

“Pretendemos organizar uma simulação na cidade para que alunos, a partir do 9º ano, das escolas públicas e privadas possam participar. O evento será realizado em parceria com a Unigrêmios (entidade que reúne os grêmios estudantis da cidade) e Instituto Morumbi Mun (criado pela delegação da qual João faz parte), com o apoio da Secretaria de Educação de Mococa”, explicou. A ideia é que o estudante com melhor desempenho na simulação também integre a equipe de João. Com apoio do Sesi-SP, ele viajou para Boston no início deste ano.

Nas simulações, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior interpretam juízes, diplomatas, jornalistas ou políticos em reuniões de grandes organizações internacionais como a Assembleia Geral da ONU, o Conselho de Segurança, a ONU Mulheres, reuniões do Congresso Nacional. O objetivo é representar um posicionamento e tomar decisões diplomáticas sobre questões relevantes para a sociedade. Esta semana, a delegação de João Lucas foi aprovada para participar de uma simulação da ONU da Universidade de Cornel (Estados Unidos), entre os dias 20 a 23 de abril, de forma online.

PROJETO

Inspirado por essas oportunidades, João Lucas também apresentou para a equipe gestora do Sesi Mococa o projeto “Olhos do Meu Futuro” que propõe desenvolver junto com os alunos orientações de rotina de estudo, organização, engajamento e uso de tecnologias como aliadas da aprendizagem.

Para o coordenador pedagógico da escola, Heder Falconi Correa, a experiência de João Lucas e a proposta de desenvolver um projeto junto com os colegas “são incentivos para que nossos estudantes desenvolvam suas habilidades e busquem conquistar seus objetivos”.

Leia também