Sesi de São João da Boa Vista recebeu mestre de capoeira e materiais concretos foram usados para ensinar Matemática
Por: Sesi Mogi Guaçu
03/11/202116:07- atualizado às 16:26 em 03/11/2021
A escola Sesi de São João da Boa Vista realizou uma série de atividades em outubro associando vivências e materiais concretos com aprendizagem. Entre as ações propostas, a escola recebeu o professor Marcos Paulo, o Marcão da capoeira, que ministrou uma vivência para os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental 1. O objetivo foi ampliar os conhecimentos das unidades significativas da luta no componente de Educação Física com as professoras JaÍza Person e Maria Luiza Bertoni. Foram trabalhados movimentações básicas, contexto histórico, músicas e instrumentos.
Já as professoras dos 1º anos do Ensino Fundamental, Camila de Fátima Braga Cipriano e Natália Martins Barbosa realizaram a atividade de Matemática “Acerte o Resultado” usando o brinquedo Pop It, uma bandeja à base de silicone com "bolhas" de meia esfera que podem ser empurradas para baixo e de volta para cima. A atividade permitiu que os alunos tivessem apoio do material concreto para realizar cálculos simples. Para contextualizar a atividade “Coleção pra que te quero”, as professoras fizeram uma coleção de tampinhas com os estudantes. As coleções deram significado real para contagem, agrupamento, seriação e seleção de objetos e quantidades.
As atividades contaram com apoio das coordenadoras pedagógicas Ariani Osorio Assalim e Marcela Tomazetti Goti Patini, além da diretora Valéria Aparecida do Prado Leite.