O que está buscando?

Escola Sesi Itapira ganha Ocupação Artística

Mural homenageia dona Antônia, uma das fundadoras da Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
12/12/202516:22- atualizado às 16:45 em 12/12/2025

A Escola Sesi Itapira ganhou um mural em homenagem a dona Antônia Rodrigues do Nascimento, uma das fundadoras da Ascorci (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira). A obra do artista visual Júlio César Elias da Silva, o Miojo, foi entregue sexta-feira (12/12). "Ficamos muito honrados em receber essa obra" disse a diretora da escola, Tais Cristiane de Lima.

O mural faz parte do projeto “Reciclando, Transformando o Território, Ressignificando Vidas – Graffiti” produzido por João Fray e João Oliveira e inscrito no edital Ocupação Artística do Sesi-SP, uma iniciativa que capta projetos/mostras para ocupação de diversos espaços nos Centros de Atividades e Unidades Educacionais do Sesi-SP, transformando esses locais em plataformas expositivas para diferentes técnicas e materiais.

O projeto articula o resgate histórico, arte-educação e muralismo destacando transformação da Vila Penha do Rio do Peixe,  bairro onde está localizada a Escola Sesi Itapira, a importância da destinação adequada dos resíduos, do cooperativismo e do papel social da Ascorci.

Também participaram do projeto Danilo Cunha, que ministtrou oficina de reciclagem para os alunos; Luís Galaverna, fotógrafo e videomaker e a designer Mônica Machado.

Para João Fray, que foi aluno do Sesi Itapira, o projeto é uma realização de vida. "Dona Antônia representa não só a Ascorci, mas as pessoas que trabalham por um mundo melhor e são esquecidas. De certa forma esse trabalho é um presente que consegui dar para essa escola que me ensinou tanta coisa".

Durante o evento, dona Antônia agradeceu a homenagem e emocionou a todos com sua história de vida.