O que está buscando?

ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA SESI MOGI GUAÇU CRIAM CATÁLOGO VIRTUAL DE OBRAS PRODUZIDAS EM CASA

“De musas a autoras’’ foi o tema da apostila Movimento do Aprender que fez com que os estudantes do 1° ano do Ensino Médio trabalhassem a simbologia feminina

26/10/202013:59- atualizado às 14:02 em 26/10/2020

Nos meses de agosto e setembro, sob as orientações da professora de Artes, Ionara Correa Rossini, os estudantes do 1° ano do Ensino Médio do SESI Mogi Guaçu, estudaram a feminilidade a partir do conteúdo do capítulo 4 da apostila Movimento do Aprender – De musas a autoras. As atividades aconteceram de maneira remota, na plataforma de estudos Conexão Digital.

De acordo com a professora, os estudantes, num primeiro momento discutiram as transformações sociais para as mulheres para então chegar na discussão sobre a arte: “nossos estudantes interpretaram e produziram de maneira crítica discursos embasados em muita leitura. Debatemos sobre fatos culturais, históricos e sociais partindo das primeiras formações da sociedade, divisões de trabalho, distinção de gênero até chegar na relação das mulheres com a arte”, explicou.

Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes fizeram diversas leituras sobre o papel de musa, dentre as leituras destaca-se a leitura de “Vênus de Willendorf”. Também foi possível estudar alguns artistas renomados como Picasso e Salvador Dalí e suas musas.

“Após os estudos e discussões a conversa partiu para uma reflexão sobre os atributos da feminilidade. A simbologia da essência feminina para além dos aspectos físicos e então nasceu a proposta de transformar as ideias em obra tridimensional”, explicou Ionara.

Os estudantes literalmente colocaram a “mão na massa” com a criação de croquis, planejamento de materiais e recursos para criação das esculturas. Os materiais utilizados pelos estudantes forma diversos como argila, materiais recicláveis, tecido, arame e teve estudante que fez sua obra por meio de programas de computador.

“Com as aulas acontecendo de maneira remota não tínhamos como expor os trabalhos, como faríamos em sala de aula, assim, surgiu a proposta de montar um catálogo virtual com todas as obras, que não ficou restrito apenas entre a nossa turma, sendo possível compartilha-lo com toda a comunidade escolar”, explicou a professora.

O catalogo pode ser acessado AQUI e nele, além das obras produzidas pelos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. 

 

 

Leia também