Lives abordando o tema serão organizadas. Vice-prefeito, presidente da Câmara e secretário de Cultura também participaram da reunião
Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
24/07/202116:44- atualizado às 16:57 em 24/07/2021
Um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola Sesi de Mogi Guaçu esteve novamente com o prefeito Rodrigo Falsetti para traçar estratégias a fim de colocar em prática a Lei nº 5.381/2019, que instituiu a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Mogi Guaçu.
Desta vez, o encontro também contou com a participação do vice-prefeito Marcos Luiz Tuckumantel; do secretário de Cultura, André Sastri, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Guilherme de Sousa Campos.
A reunião aconteceu quinta-feira (22/07) e ainda estiveram presentes a diretora da escola, Tais Cristiane de Lima; a professora Ionara Corrêa Rossini e funcionários da Secretaria de Cultura.
Os estudantes Amanda Fatobene, Gabriel Vieira Nogueira, Giovanna Palomo, Isabella Fernanda Contessoto, João Victor Oliveira da Silva, Lucas Henrique Constantino Capel e Pedro Henrique Teodoro, que participaram da elaboração de um projeto escolar que deu origem à lei, expuseram ações que consideram que, se colocadas em prática, contribuirão para que a população conheça a história e servirão para preservar a memória do município.
As propostas são o levantamento e a disponibilização de dados históricos, fotos e imagens para a população; reativação do museu e capacitação de funcionários da Secretaria de Cultura que possam orientar as visitas; criação de um site editável para que as pessoas possam contribuir com informações do município e a realização de lives com cidadãos que compartilhem a história da cidade.
O prefeito disse que as ações vão ao encontro do que já vem sendo discutido na Secretaria de Cultura e elogiou a iniciativa “fico muito feliz vendo jovens preocupados com a história do município e querendo crescer culturalmente. Acredito que com essas ideias e com a nossa equipe trabalhando, vamos facilitar o acesso à cultura para todos”.
O vice-prefeito enalteceu o engajamento dos estudantes “para projetar o futuro precisamos conhecer o passado e Mogi Guaçu tem uma história belíssima que precisa ser resgatada. Gostaria que todos os nossos jovens tivessem esse pensamento de preservar o passado”.
Já o secretário de Cultura ressaltou que a abertura de espaços como o museu e a criação de um centro de memória estão no plano de ação da pasta, assim como a coleta e organização de material que possa contar a história guaçuana. Ele agradeceu o grupo pela parceria e como os estudantes se prontificaram para colocar "a mão na massa”, o próximo passo será colaborar com realização das lives.
Projeto
A Lei nº 5.381/2019 é resultado de um projeto elaborado pelos estudantes envolvendo pesquisa e coleta de dados dentro da disciplina Eixo Integrador Interáreas com orientação da professora Ionara Corrêa Rossini.
Durante o processo, os alunos encontraram dificuldade de acesso a materiais que pudessem contribuir com o trabalho de resgate histórico de Mogi Guaçu e notaram a deficiência na preservação do patrimônio como prédios antigos, por exemplo.
Para a criação da lei, eles contaram com apoio do Executivo e do Legislativo. Em outubro de 2019, o Projeto de Lei nº 234/2019 foi apresentado pelo vereador Jeferson Luís da Silva e sancionado pelo então prefeito Walter Caveanha surgindo a Lei nº 5.381/291
Com restrições por conta da pandemia, os estudantes criaram uma página no Instagram - Cultura Guaçu – mantendo o tema em evidência, mas com a retomada das atividades, a meta é que a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Mogi Guaçu seja comemorada anualmente na semana de 17 de agosto – Dia Nacional do Patrimônio Histórico.