O que está buscando?

Festival Paralímpico incentiva prática do esporte adaptado

Evento reuniu mais de 100 participantes no Sesi Mogi Guaçu e contou com presença da paratleta Carolina Roncato

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
06/12/202112:02- atualizado às 13:29 em 06/12/2021

O CAT Sesi Mogi Guaçu recebeu no sábado (04/12), o Festival Paralímpico organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento foi aberto ao público, sendo que 107 pessoas participaram das atividades. O festival aconteceu em 70 cidades brasileiras com objetivo de proporcionar a vivência de esportes adaptados para crianças e adolescentes com ou sem deficiências físico-motoras, visuais ou intelectuais, além de comemorar o Dia do Atleta Paralímpico. Para o coordenador do festival, Maycon Cleber Tomé, o evento atingiu o objetivo "que é divulgar cada vez mais o esporte adaptado mostrando que as modalidades podem ser praticadas por pessoas com ou sem deficiência".  

Em Mogi Guaçu, os participantes puderam experimentar vôlei sentado, bastquete em cadeira de rodas e atletismo. O secretário de Esporte e Lazer, Rafael de Godoy Locatelli, comentou que para 2022 a intenção é que o munícípio passe a oferecer outras modalidades além do atletismo, que já é praticado. "Queremos lançar um projeto piloto para vôlei sentado e basquete em cadeira de rodas", contou.

Além do público, participaram das atividades alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Itapira, Fonte Viva (Associação de Pais e Amigos do Autista da Baixa Mogiana), membros da AMU (Associação da Mulher Unimed da Baixa Mogiana), que desenvolve trabalho com pessoas com deficiência visual e representantes da escola estadual "Luiz Martini".

Em parceria com a faculdade Unimogi também foi realizada uma capacitação em basquete em cadeira de rodas. O eveto contou com 42 voluntários e apoio da ADD (Associação Desportiva para Deficientes Físicos) e Rede de Reabilitação Lucy Montoro que cederam as cadeiras de rodas.

Paratleta

A paratleta Carolina Roncato, que compete por Mogi Guaçu, também esteve no evento. "O esporte é muito importante, traz vida, felicidade e anima as pessoas a se movimentarem", comentou. Em novembro deste ano, Carolina bateu o recorde nacional no lançamento de disco atingindo a marca de 20,67 metros durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo. A guaçuana quebrou seu próprio recorde de 19,03 metros. Carolina disputou a competição pela categoria F64, específica para pessoas com deficiência física e também levou medalha de ouro na prova de arremesso de peso. 

Leia também