O que está buscando?

INTEGRAÇÃO DA EQUIPE DO SESI MOGI GUAÇU SALVA A VIDA DE ALUNO

Dois guardas vidas e duas inspetoras de alunos realizaram trabalho em equipe e salvaram a vida do aluno Miguel, de 14 anos

 Por: Rita Garcia
02/12/201915:28- atualizado às 15:28 em 02/12/2019

Os guarda vidas Caio Xavier de Campos e Juliano de Oliveira Nunes e as inspetoras de alunos, Rose Coutinho e Adriana Eduarda de Arruda Fernandes mostraram o porquê o trabalho integrado de equipe é importante. No dia 8 de novembro, por meio do atendimento de primeiros socorros eles salvaram a vida do aluno de 14 anos, Miguel Ribeiro.

Miguel sofreu uma crise convulsiva no dia 8 de novembro e engasgou com alimento no refeitório da escola, Rose, que fazia a ronda pelo refeitório logo percebeu que algo estava errado: “Eu vi que ele estava convulsionando e que por essa razão havia engasgado com o alimento, mais que depressa tentei realizar a manobra”, disse Rose, referindo-se à manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida.

Rose conta que não conseguiu realizar o procedimento por causa do tamanho do aluno: “rapidamente chamei os guarda vidas pelo rádio e o Juliano apareceu no mesmo instante”, contou e logo em seguida pediu a ajuda da inspetora Adriana para que chamasse o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A diretora da escola SESI Mogi Guaçu, Fabiana Volpini Bizetti, disse que a rapidez e agilidade do atendimento ao aluno foi o que fez a diferença:  “A médica que fez o atendimento do Miguel no hospital pediu que parabenizássemos nossos colaboradores, pois o atendimento de emergência que realizaram foi fundamental para que a vida dele fosse salva”, disse.

Integração e trabalho em equipe

Ao contar o que aconteceu no dia 8 de novembro, os guarda vidas, Caio e Juliano e as inspetoras Rose e Adriana, disseram que ‘’’foi sorte’’ conseguirem fazer o atendimento no tempo correto. Porém, a equipe é bem treinada e adotou estratégias para o dia a dia de maneira a garantir que em caso de emergência o trabalho pudesse ser realizado.

Os guarda vidas participam com periodicidade de treinamentos e workshops de primeiros socorros que acontecem dentro do PAZ – Principio de Acidente Zero, idealizado pelo SESI São Paulo e adotado desde 1995. Os guarda vidas recebem como missão serem agentes multiplicadores nas unidades que atuam. Além disso, as equipes dos Centro Educacionais também são capacitadas para atendimentos de primeiros socorros.

Além disso, o diretor do Centro de Atividades do SESI Mogi Guaçu, Laor Fernandes, destaca que todos os anos a unidade organiza um treinamento para toda a equipe com o Corpo de Bombeiros, para atender a Lei Municipal 5128/2018, que obriga estabelecimentos de ensino particulares a capacitar seus funcionários em primeiros socorros.

“Todas essas capacitações e aprendizados deu a nossa equipe conhecimento para elaborar um plano de trabalho e faz parte desse plano que um guarda vida faça ronda nos espaços de dispersão das atividades escolares. Foi por esse motivo que o guarda vida Juliano chegou a tempo para fazer a técnica para desengasgar o Miguel”, avaliou o diretor.

Homenagem

No dia 29 de novembro Caio, Juliano, Rose e Adriana receberam homenagens e uma medalha de honra ao mérito, entregue pelo. A equipe foi  homenageada por toda a comunidade escolar e receberam do diretor do Centro de Atividades, Laor Fernandes, o devido reconhecimento:

“A entrega das medalhas é um ato simbólico de agradecimento ao trabalho que eles realizam aqui diariamente. É gratificante saber que temos uma equipe comprometida e que consegue trabalhar teoria e prática. Como diretor, me sinto orgulhoso da nossa equipe”, finalizou Laor.

 

 

Leia também