O que está buscando?

Lei baseada em projeto de estudantes da Escola Sesi Mogi Guaçu é colocada em prática

Atividades marcam Semana do Patrimônio Histórico e Cultural criada a partir de projeto dos alunos

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
18/08/202216:13- atualizado às 16:18 em 30/08/2022

A Lei Municipal nº 5.381/2019, que incluiu no calendário de eventos da cidade a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, foi criada a partir de um projeto dos estudantes do Ensino Médio da Escola Sesi Mogi Guaçu e está sendo colocada em prática com palestras, rodas de conversa e até uma caminhada de valorização do patrimônio. O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Essa é a primeira vez que ações desse tipo acontecem, já que a pandemia adiou os eventos presenciais. No ano passado, os alunos e a professora Ionara Corrêa Rossini, orientadora do projeto, conduziram três lives sobre o tema. As lives organizadas pela Secult foram transmitidas do Teatro Tupec.

Para a professora, é gratificante participar do protagonismo dos estudantes “e ver todo esse movimento para marcar a Semana difundindo essa proposta de preservação e valorização de nossas origens”.

Este ano, os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio estão dando continuidade ao projeto, que teve início em 2019, com pesquisas realizadas nas aulas da disciplina Eixo Integrador e gravando entrevistas com moradores da cidade e historiadores para elaboração de um minidocumentário.

Palestra

A assessora cultural da Secult, Angélica Colombo, esteve na Escola Sesi Mogi Guaçu na quarta-feira (17/08). Ela apresentou um vídeo sobre a cidade e conversou com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre a importância da preservação da memória do município. 

 

                                    

 

Programação da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural

Segunda-feira, 15 de agosto

19h00 – Abertura

19h30 – Palestra sobre Preservação, legislação e manutenção de edifícios históricos com Fabiana Albano, engenheira civil, conselheira do CREA/SP, diretora Ibape/SP, diretora Ibape nacional e especialista em avaliações e perícias e propriedade intelectual

Terça-feira, 16 de agosto

08h30 às 11h00 – Apresentação de vídeo sobre Mogi Guaçu e roda de conversa em escola

13h30 às 15h00 – Apresentação de vídeo sobre Mogi Guaçu e roda de conversa em escola

Quarta-feira, 17 de agosto

08h30 às 11h00 - Apresentação de vídeo sobre Mogi Guaçu e roda de conversa com alunos da Escola Sesi Mogi Guaçu

13h00 às 14h15 - Apresentação de vídeo sobre Mogi Guaçu e roda de conversa em escola

19h30 – Palestra sobre Estilos arquitetônicos das construções em Mogi Guaçu com Jéssica de Almeida Polito, arquiteta e urbanista (PUC Minas), doutora em Urbanismo (PUC Campinas), professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Quinta-feira, 18 de agosto
8h30 às 11h00 - Apresentação de vídeo sobre Mogi Guaçu e roda de conversa em escola

13h00 às 16h30 – Café Cultural
Tema: Como conciliar preservação do patrimônio com desenvolvimento urbano. Na sequência, debate com o historiador e professor Augusto César Bueno Legaspe 

19h30 – Talk Show (convidados)

Sexta-feira, 19 de agosto
8h00 - Caminhada da Valorização
Participação de alunos
Local de saída: Parque dos Ingás

 

Leia também