O que está buscando?

Membro da CIPA da escola Sesi de São João da Boa Vista escreve manual de ergonomia

Orientações podem evitar acidentes, corrigir erros e diminuir riscos no ambiente escolar

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
16/09/202111:51- atualizado às 11:58 em 16/09/2021

Você já ouviu falar em ergonomia? Segundo a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), essa é uma disciplina que estuda as interações do ser humano com o ambiente e sistema de trabalho. É a ciência que aplica teorias, princípios, dados e métodos para a otimização do bem-estar do ser humano e para melhorar o desenvolvimento de toda sistemática do trabalho. 

No ambiente de trabalho, preocupa-se com a saúde do trabalhador no comprimento de suas atividades laborais e com o funcionamento de toda a engrenagem que envolve o sistema de trabalho como a qualidade, conforto e segurança. 

Dentro desse conceito, o inspetor de alunos Tiago Moretto Fernandes, da escola Sesi de São João da Boa Vista, que é cipeiro - membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - na unidade há seis anos, escreveu um manual de ergonomia voltado para a rotina dos colaboradores na escola. “A principal ideia é a prevenção de acidentes, corrigir erros e diminuir riscos”, mencionou.  

Tiago enfatiza a necessidade de corrigir riscos que podem, inclusive, causar problemas ao trabalhador a curto e longo prazo como, por exemplo, má postura, movimentos e manuseios errados de equipamentos e movimentos repetitivos. 

No manual, que foi aprovado pela CIPA do Sesi-SP, o autor destaca a importância dos exercícios laborais que ajudam na prevenção de doenças, redução de acidentes, estimulam a interação com a equipe e melhoram a auto estima. Também dá orientações sobre postura e de organização que fazem diferença no ambiente de trabalho.  

 

Leia também