O que está buscando?

Projeto de estudantes do Sesi Itapira pode virar lei municipal e colaborar com inclusão

Pesquisa identificou falta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em locais de caráter turístico

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
18/11/202216:16- atualizado às 08:11 em 28/11/2022

O projeto “Pesquisa em Foco” de três estudantes do Ensino Médio da Escola Sesi Itapira pode virar lei e colaborar com a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Através da disciplina Eixo Integrador, as estudantes Bianca Caroline Barbosa Chieratto, Laís Fernanda de Melo Santos Moraes e Lívia Eduarda Hamaguti Negri orientadas pela professora Susannah Nascimento Fernandes, realizaram uma pesquisa e identificaram a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em locais de caráter turístico em Itapira.

Na mesma pesquisa, elas propuseram ações para reverter a situação e levaram a questão para o vereador Leandro Sartori, que apresentou um Projeto de Lei dispondo sobre a obrigatoriedade de que os aparelhos turísticos públicos do município sejam inclusivos com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

O Projeto de Lei prevê instalação de pisos táteis de alerta e direcionais, garantia de acesso de pessoas com cão-guia e que os locais tenham pelo menos uma dessas opções: informações em braile ou autodescrição com fone de ouvido.

Na pesquisa, que foi feita em museus, parques e biblioteca, as estudantes apontaram que Itapira está no projeto do MIT (Munícipio de Interesse Turístico), mas não disponibiliza em seus principais pontos turísticos acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. O foco foi a deficiência visual, uma vez que existe acessibilidade para pessoas com outros tipos de deficiência.

O Projeto de Lei deve ser colocado em votação na sessão da Câmara do dia 25 de novembro. Se aprovado, segue para apreciação do prefeito municipal.

CONVÍVIO SOCIAL

Para a professora Susannah Fernandes, o tema levantado pelas estudantes foi bastante importante “porque tornar os pontos turísticos públicos inclusivos é possibilitar que todo cidadão tenha oportunidade de acesso ao lazer e a cultura promovendo o convívio social e a interação”, ressaltou.