O que está buscando?

Projeto de Lei baseado em pesquisa de estudantes do Sesi Itapira é aprovado por vereadores

Projeto prevê que aparelhos turísticos públicos do município sejam inclusivos com acessibilidade para pessoas com deficiência visual

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
28/11/202208:42- atualizado às 10:41 em 16/12/2022

Um Projeto de Lei baseado em uma pesquisa de estudantes do Ensino Médio da escola Sesi Itapira foi aprovado por unanimidade pelos vereadores do município, na sessão da Câmara do dia 25 de novembro. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de que os aparelhos turísticos públicos de Itapira sejam inclusivos com acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Agora, o documento segue para apreciação do prefeito municipal.

A pesquisa foi elaborada pelas estudantes Bianca Caroline Barbosa Chieratto, Laís Fernanda de Melo Santos Moraes e Lívia Eduarda Hamaguti Negri orientadas pela professora Susannah Nascimento Fernandes na disciplina Eixo Integrador.

 

   

                                 As estudantes, a professora e a diretora da escola, Tais Cristiane de Lima com os vereadores

A pesquisa identificou a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em locais de caráter turístico em Itapira. No mesmo trabalho, as estudantes também propuseram ações para reverter a situação e levaram a questão para o vereador Leandro Sartori, que apresentou o Projeto de Lei.

O projeto prevê instalação de pisos táteis de alerta e direcionais, garantia de acesso de pessoas com cão-guia e que os locais tenham pelo menos uma dessas opções: informações em braile ou autodescrição com fone de ouvido.

Na pesquisa, que foi feita em museus, parques e biblioteca, as estudantes apontaram que Itapira está no projeto do MIT (Munícipio de Interesse Turístico), mas não disponibiliza em seus principais pontos turísticos acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. O foco foi a deficiência visual, uma vez que existe acessibilidade para pessoas com outros tipos de deficiência.

Leia também