O que está buscando?

Secretaria de Cultura de Mogi Guaçu elabora musical sobre a cidade em parceria com estudantes do Sesi

Orientados pela professora Ionara Corrêa Rossini, alunos vão colaborar com dados históricos do muncípio

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
08/10/202113:32- atualizado às 14:01 em 08/10/2021

O grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola Sesi de Mogi Guaçu, que colaborou com a organização e participou das lives da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Mogi Guaçu, e a professora Ionara Corrêa Rossini foram convidados pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura) para contribuir com um musical que contará a história da cidade.


O convite foi feito quinta-feira (07/10) pela secretária adjunta da pasta, Nahtália Melo e pelo assessor da Secult, Rodrigo Peguin, durante reunião que contou também com a participação da diretora da escola, Tais Cristiane de Lima e da coordenadora pedagógica, Joline Martins dos Santos. Nathália e Peguin apresentaram a ideia do musical e fizeram o convite para que os estudantes orientados pela professora ajudem na composição dos dados históricos. “Vocês já têm um trabalho maravilhoso e, nós, queremos levar a história de Mogi Guaçu para o palco num espetáculo com cenografia, dança, música e teatro. Então, viemos propor essa junção”.


A secretária adjunta da Secult comentou que a intenção é que o evento aconteça em abril do ano que vem, quando Mogi Guaçu completará 145 anos. O musical deve ser realizado com artistas locais, inclusive com músicos tocando ao vivo. “O objetivo é valorizar nossos artistas”, enfatizou Nathália. Além do musical, a proposta é promover no espaço do Centro Cultural exposição de fotos, de artes plásticas e feira de artesanato focados no tema do musical fazendo com que o público se aproxime do tema antes mesmo de assistir o espetáculo no teatro.


Entusiasmados, os estudantes e a professora aceitaram o convite e terão bastante trabalho pela frente. “Em cima do roteiro que será enviado pela Secult, vamos organizar a ordem cronológica dos fatos e nos aprofundar no contexto histórico do que será apresentado no musical”, explicou Ionara. Como o grupo de estudantes está no 3º ano do Ensino Médio, a professora já está contando para os alunos do 1º e 2º anos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para que, aqueles que tenham interesse, possam participar futuramente. “Mas esse grupo de alunos, mesmo saindo da escola, não vai abandonar o projeto eles devem continuar e vamos trabalhar juntos”.


Pesquisa
O trabalho da classe, que envolveu pesquisa e coleta de dados sobre Mogi Guaçu, foi orientado pela professora Ionara dentro da disciplina Eixo Integrador. O tema foi o patrimônio histórico da cidade e deu origem a Lei Municipal nº 5.381/2019, que instituiu a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Mogi Guaçu. Hoje, participam do grupo os estudantes Amanda Fatobene, Gabriel Vieira Nogueira, Giovanna Palomo, Isabella Fernanda Contessoto, João Victor Oliveira da Silva, Lucas Henrique Constantino Capel e Pedro Henrique Teodoro.

 

                                                                Estudantes com a professora Ionara, Nathália e Rodrigo

                                                                  A reunião aconteceu na escola Sesi de Mogi Guaçu

                                                                                     Joline, Taís e Rodrigo

Leia também