Homenagem contou com a presença de autoridades locais e representantes do SESI-SP
14/06/202415:12- atualizado às 14:20 em 20/06/2024
Na última sexta-feira (7), aconteceu a cerimônia de nomeação da Escola Sesi São João da Boa Vista, que recebe o nome do empresário Paulo Roberto Merlin.
Durante sua fala, Merlin compartilhou sua história de vida e destacou a importância da educação na formação de crianças e jovens. Nascido em 1949, o sanjoanense sempre nutriu forte ligação com a área educacional. Um dos exemplos foi a doação do terreno direcionado às construções da escola do Sesi e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de São João, em parceria com o empresário Flávio Augusto do Canto.
Atualmente, a Escola Sesi São João da Boa Vista conta com um complexo formado por dois blocos e outros dois anexos, com quadra e área externa. Ao todo, são 18 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de química, biblioteca e Espaço Maker. Operando com máxima excelência, a unidade atende 702 alunos.
Na ocasião, participaram da cerimônia a prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroz, o ex-prefeito de São João da Boa Vista e amigo do homenageado, Nelson Mancini Nicolau, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, o superintendente do Sesi-SP, Alexandre Ribeiro Meyer Pflug, o gerente executivo de Educação, Roberto Xavier Augusto Filho, a gerente regional, Stephanie Helena Mariano, o diretor titular do CIESP São João da Boa Vista, Pedro Domingos Tavares, o diretor de Unidade de Formação Profissional, Adriano Cesar Cardoso, a coordenadora pedagógica, Maira Mantovani Martins Sanches e a supervisora escolas Rosemary Mattos.
História de Vida – Paulo Roberto Merlin nasceu em São João da Boa Vista em 15 de março de 1949 — filho de Clemente Merlin de Alice Lúcio Merlin. É casado com Gislaine Kemp Merlin e pai de Paulo Henrique e Lara Aline.
Merlin cursou Contabilidade na Escola ‘Prof. Hugo Sarmento’ e Ciências Econômicas no Centro Universitário UniFAE. Foi um dos responsáveis pela construção da sede sanjoanense do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em prédio situado à avenida Dr. Oscar Pirajá Martins, além de ter participado da idealização e implantação da Agência de Desenvolvimento para mobilizar a elaboração e coordenação de projetos.
Presidiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), órgão responsável, entre outras questões, pela consolidação do Distrito Industrial com a captação e instalação de diversas de novas empresas. Carrega no currículo o incentivo à instalação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para formar mão de obra qualificada a jovens e espaço para a sua empregabilidade. Outras contribuições envolvem as melhorias na estrutura e operação do aeroporto de São João, e a idealização e fundação da TV São João, à época, hoje TV União — Fundação União de Comunicação.