Evento será aberto ao público com entrada gratuita
Por: Sesi Mogi Guaçu
08/11/202214:02- atualizado às 14:03 em 08/11/2022
O CAT Sesi Mogi Guaçu recebe no dia 18 de novembro (sexta), a cantora Fanta Konatê. O show Donabá começa às 19h30 e será aberto ao público com entrada franca. Basta reserva os ingressos CLIQUE AQUI
A artista Fanta Konatê, acompanhada pela Troupe Djembedon, lançou em 2021 o álbum, Donabá. Fanta Konatê é cantora, bailarina e compositora da Guiné Conacri, é filha do Mestre Percussionista Famoudú Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê da região do Hamaná, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griôs.
A artista deixou sua terra natal, a República da Guiné, para viver em São Paulo, em 2002. Ela é fundadora do Instituto África Viva em SP e teve sua formação nos Balés Hamaná, Faretá, Bolontá e Soleil d´Afrique, foi arte-educadora das ONGs “Medecins Sans Frontiers” e “Enfants Refugiées du Monde” com adolescentes morando na rua e refugiados de guerra na Guiné. Ela também trabalhou como coreógrafa e bailarina do Grupo Baratzil, foi professora do Teatro Escola Brincante de Antônio Nóbrega e arte-educadora das ONGs Médicos Sem Fronteiras e Enfants Refugiees du Monde.
Trabalhou em projetos socioculturais no Brasil, como Fábricas de Cultura, Meninos do Morumbi, Quitutes e Batuques, e recebeu o Prêmio Luíza Mahin da Prefeitura de São Paulo (CONE), em reconhecimento ao seu trabalho de difusão da cultura africana, dando vida às suas composições que tratam de temas sociais e atuais, das aldeias, do mundo e do ser humano.
Em 2011, Fanta Konatê recebeu o Prêmio Luíza Mahin da Prefeitura de São Paulo, Coordenadoria do Negro, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da cultura africana no Brasil. Em 2012 foi convidada pela Embaixada do Brasil na Guiné para fazer shows nas festas de independência para 20 mil pessoas. Em 2016, cantou na trilha de Abertura das Olimpíadas no Brasil e em março de 2018 foi lançado o disco autoral de Fanta Konatê, com suas composições. Em 2021, a artista lançou o Donabá. Ela já se apresentou na Argentina, Chile, EUA, Suécia, Polônia, Guiné e Japão.
Ficha Técnica:
Fanta Konatê Kinugawa (Fanta Konatê) - Voz, Dança e Sangban
Luis Eduardo Ferreira Kinugawa (Luis Kinugawa) - Djembê e guitarra e direção musical
Manoel Batista Faria Neto (Manu Neto) - Sangban e Octapad
Dirceu Marques Junior (Barba Marques) – Dunumbá
Fabio Luiz Serra (Fabio Serra) – Kenkenis
Koria Konatê - Voz, Dança e Sangban
Bangaly Konatê – Djembê
Minibiografia:
Fanta Konatê - Cantora, bailarina e compositora da Guiné Conacri, reside no Brasil desde 2002. Já se apresentou na Argentina, Chile, EUA, Suécia, Polônia, Guiné e Japão.
Luis Kinugawa - Compositor, violonista, musicoterapeuta e percussionista, especializado. É diretor artístico de Fanta Konatê. Desde 2002, integra a Troupe Djembedon.
Manu Neto - Pesquisador, músico na área da música africana, afrocubana e afro-brasileira. Participa de diversos projetos artísticos.
Barba Marques- Percussionista, cantor, toca Dunumbá, instrumento originário da cultura africana.
Fabio Serra – Percussionista, toca Kenkeni, instrumento originário da cultura africana. Músico autodidata, se aprofundou na percussão africana e afrobrasileira.
Koria Konatê- Cantora, bailarina e percussionista, fez sua formação nos balés da Guiné Conacri, de onde é originaria.
Bangaly Konatê - Percussionista autodidata e cantor, é originário da Guiné Conacri, toca Djembê, instrumento originário da cultura africana.