O que está buscando?

Parceria entre a Prefeitura de Aguaí e o Sesi-SP oferece aula de robótica para alunos da rede municipal

500 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental são atendidos no Programa Robótica Educacional

 Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
04/05/202209:59- atualizado às 10:23 em 04/05/2022

Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Aguaí estão tendo a oportunidade de frequentar o Programa Robótica Educacional do Sesi-SP. Através da parceria com o Sesi-SP, a Prefeitura de Aguaí está levando as aulas de robótica para 500 alunos. A sala funciona na Escola Municipal “Joaquim Giraldi”.

O secretário de Educação de Aguaí, Gilberto Luiz Moraes Selber, avalia a iniciativa como um passo significativo para tornar a aprendizagem mais atraente com conceitos variados seja de organização, trabalho em equipe “e sobretudo em sintonia com o Sistema Sesi-SP de Ensino que é sociointeracionista (que entende a relação do meio social com o sujeito como determinantes para o indivíduo aprender e construir conhecimentos sobre si e a sua realidade)”. A Prefeitura atende 4 mil alunos do Ensino Infantil e Fundamental com o Sistema Sesi-SP de Ensino há 4 anos.

Para o secretário, a importância da robótica vai além do contato com a tecnologia. “As aulas despertam a criatividade. Os alunos trabalham com planejamento, desenvolvimento e execução. Criam um repertório multifacetário, ganham desenvoltura e isso eles vão levar para a vida pessoal e profissional”.

A supervisora de ensino, Patrícia Zavarize Tenório, comentou que a robótica também vem contribuindo com um dos objetivos do município que é oferecer atividades no contraturno escolar. “Atividades que darão suporte ao desenvolvimento do aluno na sala de aula”, explicou. Segundo ela, todos os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal, inclusive os da zona rural estão tendo a oportunidade de frequentar as aulas.

Experiência aprovada

Os professores Danilo Oliveira Bezerra e Jonatã Potge são os responsáveis pelas aulas. “Tem sido muito bacana acompanhar o desenvolvimento dos alunos na busca da solução dos problemas que apresentamos e ver como eles aplicam o conhecimento na sua realidade”, comentou Jonatã.

Já os estudantes aprovaram a experiência. “Estou adorando a aula. Estou aprendendo várias coisas e como é importante trabalhar em equipe”, comentou Sophia Lara Farrompa Rominho, 12 anos, que está no 7º ano. “É uma oportunidade para aprender coisas novas. Não esperava que fosse dessa forma. Está sendo muito legal”, disse Pedro Rangel Franciolli, 14 anos, que cursa o 9º ano.

Leia também