Projeto escolar deu origem à lei que incluiu as comemorações no calendário de eventos do município
Por: Sesi Mogi Guaçu - Mariana Martini
08/07/202113:36- atualizado às 13:26 em 26/07/2021
A Lei nº 5.381/2019, que instituiu a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Mogi Guaçu, foi tema de reunião entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola Sesi de Mogi Guaçu e o prefeito Rodrigo Falsetti.
O encontro aconteceu quarta-feira (07/07) e também contou com a participação da diretora da escola, Tais Cristiane de Lima; da professora Ionara Corrêa Rossini e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Guilherme de Sousa Campos.
Os estudantes Amanda Fatobene, Gabriel Vieira Nogueira, Giovanna Palomo, Isabella Fernanda Contessoto, João Victor Oliveira da Silva, Lucas Henrique Constantino Capel e Pedro Henrique Teodoro, que participaram da elaboração de um projeto escolar que deu origem à lei, conversaram com o prefeito sobre a possibilidade de ações efetivas para a celebração da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultura, que deve acontecer anualmente na semana do dia 17 de agosto – Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
Solícito ao pedido, o prefeito agendou uma reunião com o secretário de Cultura, André Sastri, com o vice-prefeito Major Marcos Luiz Tuckumantel e vereadores para o dia 22 de julho, no Centro Cultural. “Vamos conversar mais sobre o assunto. A parte de vocês foi feita e é nossa responsabilidade fazer acontecer através dessa parceria”, mencionou.
Rodrigo enfatizou que a lei vem ao encontro da proposta da administração “preservar nossa história é muito importante. Quero, inclusive, resgatar os prédios históricos”. Um dos primeiros, segundo ele, será o prédio da antiga cadeira pública na esquina das ruas Paula Bueno e Salgado Junior.
Os estudantes também contaram para o prefeito sobre a dificuldade em obter material com informações da história da cidade. “Conversamos com moradores mais antigos, mas sentimos falta da disponibilização de registros”, mencionaram. Rodrigo concordou e disse que a intenção é organizar o acervo do município para que todos possam ter acesso.
Projeto
A Lei nº 5.381/2019 é resultado de um projeto elaborado pelos estudantes envolvendo pesquisa e coleta de dados desenvolvido ao longo daquele ano dentro da disciplina Eixo Integrador Interáreas com orientação da professora Ionara Corrêa Rossini.
Para a criação da lei, eles contaram com apoio do Executivo e do Legislativo. Em outubro, o Projeto de Lei nº 234/2019 foi apresentado pelo vereador Jeferson Luís da Silva e sancionado pelo então prefeito Walter Caveanha.
A princípio, a intenção do grupo era promover gincanas entre as escolas e incentivar manifestações culturais dando destaque aos prédios históricos. Porém, com a pandemia as ações foram adiadas.
Com o objetivo de manter o tema em evidência, os estudantes criaram uma página no Instagram - Cultura Guaçu – interagindo om os seguidores sobre o assunto. Entretanto, a meta é colaborar com a administração municipal na realização de atividades assim que possível. “Esses jovens estão exercendo a cidadania, imbuídos em fazer a diferença é isso é muito gratificante”, considerou a professora Ionara.