Dia 23 de abril haverá debate sobre o curta BUG com o produtor executivo da animação, Tiago Eugenio dos Santos
Por: Sesi Mogi Guaçu
10/04/202514:23- atualizado às 14:47 em 10/04/2025
O CAT Sesi Mogi Guaçu recebe a Mostra Cine Sesi-SP “Curtas-metragens brasileiros” que traz ao público toda a diversidade e criatividade de obras nacionais, reunindo produções com vasta abrangência de temas e gêneros audiovisuais. As sessões serão às quartas-feiras, às 19h30. A entrada é gratuita. Basta reservar os ingressos nos links abaixo.
A sessão do dia 23 de abril contará com a participação de Tiago Eugenio dos Santos, sócio administrador da Produtora PAF, especializada em design de narrativa e animação, que vai debater sobre o curta BUG. O objetivo é permitir ao público descobrir e refletir a respeito das etapas de produção audiovisuais, ao mesmo tempo que desbrava e incentiva a produção e valorização do cinema brasileiro.
Confira a programação
16 de abril
Reserva de Ingressos: https://www.sesisp.org.br/evento/ac54ffac-82b0-458f-853f-873a64852f05/mostra-cine-sesi-sp-curtas-metragens-brasileiros-filmes-amigos-bizarros-do-ricardinho-o-despertar-de-aiyra-isso-sempre-acontece
Amigos Bizarros do Ricardinho conta a história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.
O Despertar de Aiyra é uma emocionante narrativa que explora a cultura indígena Dessana na Amazônia. A história segue Aiyra, uma jovem índia, enquanto foge dos invasores que ameaçam sua comunidade. Com a orientação de sua avó e as histórias sagradas, Aiyra fortalece a conexão entre seu povo e a natureza. Enquanto a comunidade Desana celebra rituais e luta para preservar suas tradições, as sombras dos colonizadores persistem. Aiyra embarca em uma jornada de autodescoberta, buscando proteger sua cultura, com o auxílio de elementos místicos e a resistência ancestral. O filme destaca a importância da preservação das culturas indígenas e sua ligação com a natureza. Aiyra se torna uma defensora de suas tradições, resistindo à destruição da floresta e à invasão dos colonizadores. O curta traz uma história inspiradora sobre autodescoberta, resistência e esperança.
Uma obstinada roteirista que depois de escrever uma trágica morte descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar? Tem morte que liberta outros jeitos de viver.
23 de abril
Reserva de Ingressos: https://www.sesisp.org.br/evento/22e75bdf-cafb-4b5a-a785-25d7f548a0b0/mostra-cine-sesi-sp-curtas-metragens-brasileiros-curta-bug-seguido-de-debate
Em um mundo distópico desolado, onde a humanidade foi extinta há muito tempo, um robô busca peças para reconstruir um companheiro enquanto cuida de um oásis precioso - uma estufa radiante que se ergue como um frágil testemunho da beleza que um dia adornou a Terra. Em sua jornada, ele encontra um besouro, formando uma valiosa amizade. Juntos, eles embarcam em uma jornada repleta de descobertas, trazendo esperança e conexão em meio à desolação.
Animação, 8 min.
Direção: Andrey Oliver; Enzo Bonini; Marina Lobo; Julia Marques; Pedro Mancini
Sobre o debatedor : Tiago Eugenio dos Santos
Tiago Eugenio dos Santos, produtor executivo do curta BUG, é sócio administrador da Produtora PAF, especializada em design de narrativa e animação. Atua como Assessor Nacional de Arquitetura, Urbanismo & Design da Ânima e professor nos cursos de Design da Universidade Anhembi Morumbi, além de lecionar na Pós-Graduação de Animação e Cenários Digitais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Diretor do PAFestival – Festival Internacional de Animação da Anhembi Morumbi, que, em sua primeira edição em 2022, recebeu inscrições de animações de mais de 90 países.
Como realizador, dirigiu a animação Pesos de Papel, selecionada e premiada em diversos festivais nacionais e internacionais, e atuou como produtor executivo da animação BUG, selecionada para 39 festivais e premiada em 15, atualmente a animação pode ser vista no circuito SESI e no streaming SPCine Play.
Possui graduação em Design pela UNESP (2008) e mestrado em Imagem e Som pela UFSCar (2014). É autor do livro Animações Estereoscópicas: Relação entre a Narrativa e a Tecnologia 3D.
30 de abril
Reserva de Ingressos: https://www.sesisp.org.br/evento/5ae3e6da-f936-4f03-a22e-727e16b289df/mostra-cine-sesi-sp-curtas-metragens-brasileiros-filmes-a-sombra-da-terra-boi-de-conchas-fixacao
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
Noite de chuvas e trovoadas. Uma pianista solitária (Andréia Nhur) dá abrigo a um misterioso andarilho (Paulo Betti) que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à lua e às tragédias da humanidade. A narrativa coberta de mistérios aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão, além de trazer uma visão peculiar sobre a lenda do lobisomem.
Em luto por sua irmã desaparecida, Rayane equilibra uma rotina difícil ajudando o pai pescador enquanto ensaia para o festival de música da escola – isso é, se ela não virar boi antes, desfortuna acometendo diversos adolescentes da região.
Prepare-se para uma jornada intrigante na vida de Carlos, um homem cuja rotina é virada de cabeça para baixo por um acontecimento inusitado. Tudo começa com a audição de uma música aparentemente inofensiva, mas rapidamente ele se vê preso em um fenômeno inexplicável conhecido como Earworm. Uma história divertida que mostrará como um simples acorde pode mudar tudo.