Ideia surgiu no projeto EPTV na Escola e já foi colocada em prática pelos alunos
Por: Mariana Martini - Sesi Mogi Guaçu
11/09/202512:32- atualizado às 13:32 em 11/09/2025
Um varal solidário montado na Escola Sesi Itapira é uma das ações desenvolvidas pelos 32 alunos do 9º ano B para o projeto inscrito no concurso EPTV na Escola 2025, que neste ano vai além da redação e desafia os estudantes a apresentarem iniciativas práticas sob o tema “Como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais?”. O projeto está entre os 20 classificados para a segunda fase da competição, que abrange a região de Campinas.
A proposta dos alunos do Sesi Itapira busca conscientizar sobre o consumismo da moda e seus impactos ambientais. “Depois de várias pesquisas, os estudantes se depararam com o consumismo desenfreado, o descarte de roupas que muitas vezes vão parar até no lixo e o impacto de todo ciclo da roupa para o meio ambiente”, explicou a professora de Língua Portuguesa, Natália Cristina Grosso Sartori, orientadora do projeto.
Entre as ações estão o letramento ambiental, o varal solidário com doações de roupas e calçados e a oficina de customização, que incentiva o reaproveitamento das peças. Apesar de não ser obrigatório colocar as iniciativas em prática, os alunos decidiram mobilizar a comunidade escolar. “Eles já organizaram seminários sobre o tema, montaram o varal solidário e iniciaram a oficina de customização”, completou a professora.
Se o projeto for selecionado entre os 10 melhores, os alunos vão visitar a sede da EPTV e participar da dinâmica “Qual é o herói do seu tempo?”. Na atividade, usarão ferramentas de inteligência artificial para criar personagens que ajudem a combater as mudanças climáticas. As propostas de cada praça da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas) serão submetidas a votação pelo site e pelo Instagram do projeto.
A turma vencedora será premiada com um “Dia do EPTV na Escola”, com recreação e atividades voltadas à conscientização ambiental. Além disso, os estudantes também vão escrever redações, e os melhores textos premiarão seus autores e professores orientadores.

Varal solidário
“Estamos muito empolgados porque já estamos vendo resultado das nossas ações”, contou a estudante Ana Carolina Baptista. “No mesmo dia em que montamos o varal, já pegaram roupas.”
O varal foi montado no alambrado em frente à escola. As peças ficam disponíveis para quem quiser retirar, sem burocracia. Além das doações dos alunos, a comunidade também pode participar: basta entregar roupas em bom estado na portaria da escola para que os estudantes as coloquem no varal.
Segundo a diretora Tais Cristiane de Lima, a ação será mantida enquanto houver doações. “É uma forma de colaborar com o meio ambiente e ajudar quem precisa”, afirmou.
